202014fev
A primeira consulta de um adolescente ou adulto

A primeira consulta de um adolescente ou adulto

Quando um paciente resolve marcar uma consulta com o ortodontista, ele já deu um grande passo para ter o sonho de possuir um sorriso bonito e saudável. O primeiro contato entre o profissional e o paciente é extremamente importante.

Nessa visita, o ortodontista fará uma entrevista com o paciente para obter informações relevantes para o tratamento. Em seguida fará um minucioso exame clínico onde avaliará a face (perfil, simetria, harmonia), ossos da maxila e mandíbula (desenvolvimento, forma e posição), tecidos moles como lábios, língua e músculos da face (tonicidade, posição e função), dentes (número, tamanho, forma e posição), oclusão (relacionamento entre as arcadas superior e inferior) e aspectos funcionais (fonação, mastigação, deglutição e respiração).

Para complementar as informações adquiridas nessa visita, o ortodontista solicitará uma documentação ortodôntica complementar, que deverá ser feita em uma clínica de radiologia odontológica. Essa documentação é composta de fotografias, radiografias, modelos de gesso e, em casos especiais, tomografias. Depois de realizada, essas clínicas radiológicas geralmente encaminham a documentação diretamente para o consultório do ortodontista passado alguns dias, e este poderá então completar o diagnóstico e chegar ao plano de tratamento mais adequado para aquele paciente.

Uma segunda visita ao ortodontista é agendada após o estudo e avaliação do caso. Nessa ocasião, o profissional apresentará o diagnóstico e o plano de tratamento. O paciente conhecerá a natureza do seu problema, a forma de corrigi-lo, a duração do tratamento, os tipos de aparelhos que terá que usar, o prognóstico do caso, as características da contenção que deverá utilizar ao final e o valor dos honorários profissionais, que dependerão do tipo de aparelho, do grau de severidade do problema a ser tratado e da mecânica a ser empregada.

No caso de opções alternativas de tratamento, profissional e paciente discutirão vantagens e desvantagens de cada uma, e a decisão será tomada em conjunto e em comum acordo.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados. *